LÍDER NO SEGMENTO CONDOMINIAL BRASILEIRO

PortugueseEnglishSpanish

O trabalho oculto do síndico

Por Nilvea Alcalai*

Eu costumo comparar o trabalho que realizamos como Síndicos Profissionais a um trabalho (sério) de um político. Ainda mais em um condomínio com 920 unidades e em torno de 4 mil moradores. O que se vê, é o que dá visibilidade: se pintou, se reformou, se comprou etc.

Mas isso é o básico… qualquer administrador realiza essa rotina.

Mas… e as atividades internas? O gerenciamento? A capacidade e o tempo de pensar, planejar e prever o futuro? De tal forma que o proprietário não se veja com um custo pontual absurdo, depois de alguns anos, por falta de previsibilidade? Ou o seu imóvel ser desvalorizado por não haver planejamento financeiro a médio e longo prazo?

Vejo muitos condomínios nessa situação. A cada 2 anos é eleito um síndico diferente, ou até o anterior, mas que não tem essa visão de médio e longo prazo, realizando apenas o imediato, o que precisa no momento, o que se vê.

Nada contra o síndico morador, mas hoje temos muitas formas de auxiliá-lo também, caso se opte por esse modelo, através inclusive de uma assessoria.

Além da lei, convenção, regulamento interno, existem as Normas Técnicas que regem a grande maioria dos itens que compõem uma estrutura, uma área, um equipamento e até mesmo coisas que consideramos simples, como um playground por exemplo.

Assim, conforme o condomínio vai envelhecendo, precisa ter, por exemplo, um planejamento para que a “bomba” não estoure lá na frente. Tudo tem prazo de validade.

Já imaginaram ter que reformar a fachada, as calçadas, a piscina, equipamentos de academia etc tudo de uma vez?

Diariamente o Síndico tem os afazeres administrativos: gerir as finanças, definir aprovações, acompanhar as necessidades, aprovar contas, realizar a previsão orçamentária, atender condôminos, resolver os problemas diários que ocorrem na vida condominial, contato com o jurídico, administradora etc, que são “invisíveis” muitas vezes.

Esse trabalho de gerir o condomínio é o que mais toma o tempo do profissional que tem a consciência da necessidade de fazer o presente, de olho no futuro.

Uma equipe multidisciplinar, coordenada por um Síndico Profissional com certeza efetuará o planejamento, em cima das normas, para que os fundos para esses projetos sejam previstos antecipadamente.

Muitas vezes economizar com gestão possa parecer uma boa no momento, mas o futuro dirá o contrário.

Estamos preparados para o custo beneficio do presente e a previsibilidade do futuro. Conhecimento é tudo.

Novos tempos, novas visões e nova forma de gerir os condomínios –  com um Sindico Profissional.

 

*Nilvea Alcalai | Sindica Profissional
Certificação de proficiência, 5 Estrelas, pela Gabor RH e Fundação Vanzolini, USP. Síndica, atualmente a frente da gestão de condomínio clube, 11 edifícios, 920 unidades. Síndica moradora por 7 anos em condomínios de São Paulo e Curitiba. Formada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de MT. Pós Graduação, nível aperfeiçoamento em Marketing pela ESPM.

Contato: nilvea@gmail.com

Gostou do conteúdo? Deixe sua opinião!

Compartilhe:

Posts recentes

Fale conosco

Cadatre-se em nossa Newsletter

Receba dicas e sugestões direto em seu email.

Este site utiliza dados e cookies para uma melhor experiencia. Leia nossa Política de Privacidade