Medidas preventivas para evitar danos causados por temporais

As chuvas torrenciais são motivo de preocupação para os síndicos e condôminos. É preciso tomar diversas precauções durante o ano para que o condomínio não seja afetado pelos dilúvios. Alguns cuidados são essenciais para evitar alagamentos.

A primeira medida é contratar um seguro condominial com cobertura ampla. Outro ponto é o cumprimento de todas as obrigatoriedades, entre elas o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), as manutenções preventivas da infraestrutura do condomínio (geradores, caixa de gordura, bombas de recalque, encanamento, limpeza de calhas e telhas), desta maneira, se ocorrer qualquer problema o seguro será obrigado a cobrir os prejuízos.

O planejamento anual também é essencial e pode ser feito com o apoio da administradora. É realizado um checklist anual que fica sob responsabilidade do sindico e do zelador. Eles são monitorados para que cumpram com todas estas medidas preventivas, deste modo, quando chegar a época de chuva o condomínio estará melhor preparado. Algumas questões são de médio prazo, por isso, o planejamento é uma maneira de organizar melhor as obrigações.

Como sindico é preciso cumprir com as exigências e prezar pelo bom funcionamento do condomínio. Uma dica importante é executar todas as medidas preventivas, pois elas são uma maneira de evitar e baratear as corretivas.

Uma providência preventiva muito eficiente e barata é a comunicação assertiva com os condôminos. Os moradores têm um papel essencial no dia a dia dos condomínios, por isso, é necessário que se mantenham informados sobre os cuidados que devem ter. Essa comunicação pode ser feita por diversos meios, como, aplicativo, sites, comunicados ou televisor no elevador.

Para mais informações, acesse o canal da CONDTV para assistir o vídeo exclusivo:

Comentários reservados neste post.