O sucesso depende da capacidade de liderança

Quando se fala em alcançar o sucesso profissional, muitas características precisam ser destacadas: bom relacionamento, habilidades técnicas, qualificação, experiência e iniciativa são algumas delas. Porém, para Ricardo Karpat, Diretor da Gábor RH, a capacidade de liderança é a qualidade mais importante de todas, já que na maioria dos casos de sucesso profissional, o líder tem uma equipe que responde a ele, e o resultado do trabalho proporcionado por esta equipe é a sua principal atribuição.

Segundo Karpat, a habilidade de liderança trata-se da capacidade de uma pessoa dirigir através de uma gama de habilidades desenvolvidas, uma equipe a um objetivo previamente estabelecido pela corporação. Os profissionais que desenvolvem essa capacidade e conseguem executar esse trabalho são os mais bem-sucedidos dentro das empresas.

Para aqueles que buscam o tão falado sucesso profissional em funções gerenciais, ainda é comum cometer o erro de buscar apenas por desenvolvimento técnico. A prioridade para esses deve ser passar por um processo bastante complexo de aquisição de características. Automotivação, motivação da equipe, repreensão, planejamento, organização, análise, decisão, comunicação assertiva, inteligência emocional e relacionamento interpessoal fazem parte dos atributos exigidos a um líder de sucesso

Ainda de acordo com Karpat, estes aprimoramentos podem ser realizados através de cursos, leituras e experiências vivenciadas. As relações interpessoais enfrentadas na rotina de trabalho são uma fonte de oportunidades para aprender na prática. Mas, para isso, é necessário um esforço extra, de concentração e de análise. Prestando atenção aprendemos com os erros e acertos, sejam nossos ou dos outros.

Por fim, o especialista que reforça a importância de um bom líder ter, necessariamente, o prazer de se relacionar com pessoas, já que trata-se da sua principal atividade. Àqueles que não se encaixam neste perfil, a dica é investir em uma carreira técnica, onde a adaptação deve ocorrer de forma mais tranquila, podendo obter excelentes resultados e plena satisfação profissional.

Por Ricardo Karpat, Diretor da Gábor RH e Especialista em recursos humanos.

Comentários reservados neste post.